De acordo com o IBAMA, a exploração desordenada tem levado a fauna brasileira a um processo de extinção de espécies intenso, seja pelo avanço da fronteira agrícola, seja pela caça esportiva, de subsistência ou com fins econômicos, como a venda de peles e animais vivos. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas, à medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam. O Brasil possui 208 espécies na Lista Oficial de animais ameaçados de extinção e dez novas espécies serão adicionadas em breve.
Dentre tantas riquezas que o nosso país possui, podemos citar a biodiversidade encontrada em nossas matas e florestas. São centenas de espécies vivendo em território nacional, umas conhecidas, outras completamente exóticas.
Mas, de uns tempos para cá, devido à vários fatores, como o desmatamento, a nossa lista de animais em extinção aumentou. Espécies que eram encontradas com facilidades nos mais diversos ecossistemas brasileiros, hoje correm o risco de desaparecer.
Infelizmente no Brasil a preocupação com o meio-ambiente não é prioridade para boa parte da população, graças a essas pessoas a lista de animais em extinção no Brasil e cada vez maior.
Vale lembrar que o processo de extinção de animais na natureza é lento, porém o homem acelerou esse processo através da caça predatória e principalmente através do desmatamento das florestas, deixando os animais sem espaço para sobreviver.
Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção.
Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.
domingo, 8 de novembro de 2009
Introdução
Marcadores: extinção, introdução
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário